O que é uma casa amiga do ambiente?
A casa amiga do ambiente, supostamente, é aquela que tem o impacto mais reduzido possível no ecossistema.
Num mundo irreal e fantasioso, seria feita de ar ou sol moldável, existindo este em quantidade ilimitada, não explorando assim nenhum material do ecossistema e não danificando e poluindo o nosso planeta.
Como não vivemos num mundo irreal e fantasioso, a transformação do meio ambiente está sempre presente quando edificamos uma casa.
O conceito de casa amiga do ambiente é recente e insere-se dentro do conceito lato de desenvolvimento sustentável, pelo qual o planeta terra <protesta> e em cada vez maior número e velocidade, assiste ao desaparecimento da sua biodiversidade animal e vegetal, perigando inevitavelmente a sobrevivência da espécie humana a curto/médio prazos.
É um conceito criado pelo mundo ocidental, aquele que mais tem contribuído para os desastres ambientais e que mais necessita de inverter este estado de coisas.
Por isto, uma casa amiga do ambiente, para as sociedades desenvolvidas, deve preferencialmente ser reedificada no lugar de outra, desde que bem enquadrada em termos urbanísticos, aproveitando ao máximo os materiais já utilizados, empregando materiais já reciclados e locais, beneficiando ao máximo as energias renováveis e consequentemente rendibilizando o mais variado tipo de consumos.
Desta forma, tem-se menor impacto no espaço ocupado pelo homem, explorado pelo homem e inclusivamente assegurando uma capacidade muito significativa de reciclagem dos materiais dessa mesma casa, no futuro.
Senão quisermos ter uma abordagem eurocêntrica ou <hemisfério ocidentalcêntrica>, podemos afirmar que a casa amiga do ambiente sempre existiu e existe, nas sociedades primitivas ainda remanescentes no séc. XXI e parcialmente nas sociedades muito pobres. Não empregam, na construção de uma casa, técnicas e materiais recorrentes utilizados nas designadas sociedades desenvolvidas e a própria relação que desenvolvem com as suas próprias casas é muito mais desprendida e menos exigente.
Como facilmente se conclui, o conceito de casa amiga do ambiente nas sociedades desenvolvidas, adquire um conceito substancialmente diferente destas duas.
Assim, tanto quanto possível, a LO Investimentos sempre busca nas suas obras de construção ou remodelação, criar moradias mais amigas do ambiente e que possam colecionar boas e memoráveis histórias dos seus moradores.
Eu sou o Rui Oliveira, Founder e Diretor Geral da LO Investimentos