Eficiência Energética Residencial – parte I

Eficiência energética

A Eficiência Energética Residencial cada vez é mais relevante como parte integrante de um desenvolvimento sustentável societário, pois já se tornou claro que não se pode viver como se não houvesse amanhã, que os recursos naturais sejam inesgotáveis e no quanto é fundamental criar e conservar energia o mais limpa possível.

Por isso, utilizar o mínimo de recursos atingindo o máximo efeito conduz-nos à eficiência energética, seja na nossa residência ou local de trabalho.

Ao nível da electricidade

Ao utilizarmos a menor quantidade possível de energia para satisfazer as nossas necessidades de aquecimento, arrefecimento e iluminação, conservando-a melhor, pouparemos no nosso bolso e poluiremos menos, diminuindo a quantidade de CO2 emitido.

Quais as “contas” que devemos fazer para economizar.

Exemplo #01

Identificar a potência do equipamento eléctrico e calcular o consumo, multiplicando a sua potência pelo tempo de funcionamento em Horas (Hr). Se o chuveiro de uma casa funcionar 1 hora por dia (oxalá que não), temos 3.600 Watts x 1hora = 3600 Watts/dia.

Exemplo #02

Convertemos Wh (Watts hora) em Kw (quilo Watts hora), porque é assim que vem identificado na factura da electricidade. Dividimos o consumo diário do chuveiro por 1.000. 3600 Wh/dia= 3,6 Kw/dia.

Exemplo #03

Calcular o consumo mensal de electricidade. Por exemplo: 20 lâmpadas acesas de 60 Watts, durante 5 horas/dia, durante 30 dias. Consumo = 20 x 60 W x 5horas/dia x 30 dias/1000 = 180 Kw/mês.

Devemos preferir sempre lâmpadas/luminárias/focos em LED.

Com os cálculos do consumo encontrados dos mais diversos consumos, multiplicamos pela tarifa praticada pela empresa fornecedora da electricidade e obtemos o total a pagar. Assim, poderemos verificar se nos estão a cobrar o valor correcto.

Podemos deduzir que em algumas áreas de consumo podemos poupar, seja na melhor eficiência dos diversos equipamentos nas nossas casas e locais de trabalho, como na diminuição do desperdício, não perdendo o foco no nosso bem estar, reduzindo a nossa pegada ecológica.

Eu sou o Rui Oliveira, Founder e Diretor Geral da LO Investimentos

Compare listings

Comparar