A “Mansão do Descobridor” foi construída em 1968/69, nos tempos em que as moradias tinham muros de 1 metro de altura, com mais umas dezenas de centímetros de uma estrutura simples de ferro e que serviam apenas para delimitar da forma mais básica o lote de terreno.
Os arbustos ou flores junto dos muros da moradia, normalmente não ultrapassavam em altura o 1,50 mt. Tal se devia aos seus moradores pretenderem ter boa visibilidade da rua e simultaneamente permitir uma fácil sociabilidade com os vizinhos e até com os passantes.
Com o avançar dos tempos, a mudança dos hábitos e uma vivência em comunidade diferente, iniciou uma nova forma de construção das vedações que delimitam as moradias.
No Bairro do Rosário, essa tendência também se manifestou, embora com menor intensidade do que noutras zonas residenciais de Cascais.
Que tendência foi essa, que se tem generalizado?
Tem havido uma opção clara por instalar vedações metálicas fechadas, quase sempre com uma altura superior a 2 mt desde a cota zero do passeio.
Isso proporciona uma reclusão e privacidade muito acentuada e um aparente acrescido factor de segurança.
Contudo, cerceia imenso a sociabilidade com os vizinhos e diminui muito a vida em comunidade, porque “longe da vista, longe do coração”.
Por isso, na “Mansão do Descobridor”, de 2021, optou-se por uma solução que consideramos mais equilibrada e flexível.
Teremos uma vedação metálica fixada no muro (que mantém a altura original), que atingirá aproximadamente 1,80 mt desde a cota zero, só que não será fechada, mas com barras de ferro colocadas na vertical e suficientemente espaçadas entre si e dispostas diagonalmente.
Isso não permite a quem desce a Avª Pedo Álvares Cabral visualizar o interior do lote facilmente, mas já permite a quem sobe visualizar o seu interior com facilidade, o mesmo acontecendo a quem está no interior do jardim ou da casa.
Não isola os seus moradores, não lhes bloqueia a vista da rua, mas resguarda-os mais das vistas dos passantes. Acresce algum factor de segurança pela altura das barras.
Tem ainda a flexibilidade de através do plantio dos lindos arbustos que dão flor da espécie “Solano”, caso seja essa a preferência dos moradores, de bloquear por completo as vistas através da vedação, deixando-os crescer de forma natural e ecológica.
Eu sou o Rui Oliveira, Founder e Diretor Geral da LO Investimentos